Apesar de toda tecnologia a favor do profissional – tecnologia que vem evoluindo cada vez mais – para que o usuário/leitor de internet possa fazer uma leitura confortável, além dos softwares já existentes, o que mais se espera para melhor exposição de conteúdos na ciberspaço?
O impacto das redes 3G e as diversas alternativas de desenvolvimento de aparelhos que permitem o seu usuário receber informações em um arquivo compreendendo imagem, texto e som, é coisa do futuro.
Mas o futuro já chegou. O que era pensado como possibilidade virou realidade. A convergência de mídias surgiu no Brasil há mais de 10 anos, surgiu para elevar o nível e a forma de propagar informação e oferecer conforto para melhor compreensão do leitor.
Em entrevista, a professora e jornalista Pollyana Ferrari, conceituada e experiente profissional do jornalismo on-line, afirma que, além do aparato tecnológico da atualidade, os jornalistas disseminadores de informações em redações on-line devem saber sobre e operar alguns programas de informática.
Para conquistar vaga no mercado de trabalho e ser bem sucedido, o diferencial do profissional de jornalismo on-line está em se preparar para o mercado ainda na academia.
Segundo Pollyana Ferrari, o ciberespaço está explodindo de conteúdos retirados de agências internacionais e esses são publicados, parcial ou totalmente, como reprodução, sem oferecer melhor compreensão ao leitor internauta.
Além dos softwares comentados pela professora e também autora de livros como “Jornalismo Digital” e “Hipertexto, Hipermídia”, novas tendências tecnológicas podem surgir e possibilitar melhor desenvolvimento da informação.
Leia mais, por Leonardo C. Romanelli
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)